Translate

segunda-feira, 19 de março de 2012

Cultura: Sentir para além da audição

Do
         JPN
 
 
"Quase nada" surgiu em Outubro de 2011 e estará na Casa da Música nos dias três e quatro de abril
Foto: DR


O Grupo de Teatro de Surdos do Porto vai estrear, a 3 de abril, a peça "Quase Nada", na Casa da Música. O espetáculo promete uma experiência intensa e vibrante na poesia de Eugénio de Andrade.

Depois de passar pelos palcos do Teatro do Campo Alegre e de ter dado "algumas voltas pelo país", o espetáculo "Quase nada" chega agora à Casa da Música, onde vai ser apresentado a 3 e 4 de abril.
A colaboração da associação cultural PELE, da Associação de Surdos do Porto (ASPorto) e dos Serviços Educativos da Casa da Música e Teatro do Campo Alegre deu origem a um espetáculo que apresenta uma fusão entre a música, dança, poesia e teatro, numa peça que conta com a participação de atores surdos.
João Pedro Correia, diretor artístico, diz que a ideia de criar este espetáculo foi "continuar a trabalhar com um grupo de surdos", prolongando a colaboração entre a ASPorto e a PELE. Para o diretor, é muito importante desenvolver teatro com a comunidade surda e, diz, dar a quem tem problemas auditivos "um palco". 

Nesta peça, e a partir da poesia de Eugénio de Andrade, está recriado "um ciclo de vida" que atravessa todas as estações do ano em duas linguagens: linguagem gestual portuguesa e língua portuguesa, conta João Pedro Correia, acrescentando que uma das mais valias do espetáculo é ser bilingue.

"Muita música, muito ritmo, muita coordenação, muitas palavras e muita emoção" são alguns dos ingredientes de "Quase nada", que conta já com vídeos promocionais no Youtube.

O projeto iniciado em outubro de 2011 está, agora, na reta final. As atuações de 3 e 4 de abril na Casa da Música fecham o "calendário". No entanto, esta terceira colaboração entre as associações não deve ser a última. João Pedro Correia mostra-se recetivo a novos desafios e propostas para continuar a trabalhar com a comunidade surda portuense. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário